Para nós, tipos visuais, os planos de negócios são um susto. Nós adiamos atualizá-los. E quando um plano de negócios não é atualizado, ele não cresce com você.

O que precisamos é de um plano de negócios LIVE. Um roteiro. Um guia de campo. Algo que podemos definir metas e planejar com facilidade de atualização e seguir em frente conosco.

Precisamos de algo que seja DIVERTIDO para analisar e trabalhar. Algo que se encaixe nos nossos outros sistemas e nos cutuque de vez em quando para nos lembrar do que precisamos fazer para nos manter no caminho certo.

Minha maneira favorita de tornar meu planejamento de negócios interativo é usar uma ferramenta gratuita chamada Trello.

Trello

Infinitamente flexível. Incrivelmente fácil de usar. Ótimos aplicativos móveis. É grátis. Trello acompanha tudo, desde o…
www.trello.com

O que é o Trello?
Se você nunca usou o Trello antes, pode pensar nisso como um quadro branco com notas adesivas.

um quadro Trello é o quadro branco
Listas são as seções ou colunas no quadro
Cartões são as notas
O conceito básico por trás do trabalho no Trello é passar de To Do para Doing to Done. À medida que as tarefas são executadas, mais podem ser movidas para o “espaço de trabalho”.

Esse método ajuda a garantir que nenhuma tarefa caia nas rachaduras. Além disso, torna difícil ter muito trabalho em andamento ao mesmo tempo.

Placas Trello: pense em cada um como um quadro branco
O Trello é melhor para planejadores visuais. Ele permite que você veja uma visão geral do seu trabalho e oferece a opção de:

anexando arquivos
usando listas de verificação
vendo tarefas em um formato de calendário
colaborando com os outros
organizando com rótulos
Quer saber mais? O Trello tem um ótimo guia de primeiros passos.

Começando com o Trello

Quer aprender como usar o Trello? Confira nosso guia de primeiros passos. É o último tutorial do Trello para todos…
trello.com
Aqui está um resumo das listas e cartões que uso no meu quadro de planejamento de negócios do Trello. Você pode ajustá-los para atender às suas preferências. Como você verá, o Trello é flexível o suficiente para acomodar o que você precisar.

Por que e / ou declaração de missão
Por que você faz / oferece o que faz?
Quem você espera ajudar?
Por que você quer ajudá-los?
Mantenha seu motivo e / ou declaração de missão acessível para aqueles momentos em que você está perdido, frustrado ou tentando criar conteúdo, serviços ou produtos para aqueles que você atende.

Exemplo de declaração de missão empresarial em um cartão Trello

Produtos e serviços
Crie um cartão para cada produto ou serviço que você oferece. Coisas que você pode considerar adicionar a estes cartões:

Informações de preços ou vendas
Listas de verificação para coisas que você precisa adicionar ou atualizar
Anexar guias de estilo
Seus planos de promoção

Cartão de pacote de suporte do site com descrição, preço, lista de verificação de chamada de descoberta e documento PDF anexado

Avatares de clientes
Ao criar conteúdo ou serviços, você poderá revisitar quem está tentando acessar. Crie um cartão para cada tipo de pessoa que você deseja veicular.

A configuração até agora: declaração de missão, produtos e avatares de clientes
Algumas idéias para coisas que você poderia adicionar a esses cartões podem ser:

Qual é a idade deles?
Do que eles gostam?
Qual é o orçamento deles?
O que eles fazem para viver?
Por que eles podem estar interessados ​​no que você tem a oferecer?
Onde eles saem?
Perguntas, preocupações ou problemas comuns que cada tipo de cliente tem ou pode ter
Uma foto ou desenho de como essa pessoa pode parecer
Outros sites, produtos ou serviços que eles gostam e admiram

Side Hustle Shannon: um dos meus avatares de clientes

Objetivos de negócios e cronogramas
Metas de 6 meses
Imagine que são seis meses a partir de hoje. Se tudo corresse bem para você, onde você estaria? Seja muito específico. Use números e ações específicas para tornar seus objetivos mensuráveis.

Talvez você queira 500 novos assinantes de email. Ou talvez seu objetivo seja publicar três postagens de blog por mês. Quaisquer que sejam seus objetivos para os próximos seis meses, crie um cartão para cada meta.

Por que precisamos criar um cartão para cada meta? Porque cada objetivo terá uma lista de verificação com itens que você precisará concluir para levá-lo até a conclusão.

Use rótulos para que você possa ver quais aspectos da sua empresa cada meta afeta. Meus rótulos são: conteúdo, marketing, administrativo, desenvolvimento de negócios, financeiro e ferramentas / sistemas.

Defina a data de vencimento para seis meses a partir de hoje. Você pode trabalhar diretamente no Trello ou conectá-lo ao seu sistema de gerenciamento de tarefas para acompanhar seu progresso.

Eu uso o Trello como meu organizador visual e o Asana como meu gerenciador de tarefas, então eu tenho uma receita do IFTTT que cria uma tarefa para mim toda vez que eu atribuo um cartão Trello para mim no meu quadro de plano de negócios.

Use o Asana para gerenciar o trabalho, os projetos e as tarefas da sua equipe on-line · Asana

Organize e planeje facilmente fluxos de trabalho, projetos e muito mais, para que você possa manter o trabalho da sua equipe dentro do cronograma. Comece a usar o Asana …
www.asana.com
Metas de 1 ano
Ei, daqui a um ano. O que você quer que tenha acontecido?

Três clientes regulares? 1.000 subscritores de newsletters? Dois cursos pagos? Uma loja Etsy com 50 vendas?

Este será o mesmo processo pelo qual você passou para suas metas de seis meses, mas suas metas de um ano serão mais altas, já que você terá mais tempo para trabalhar nelas.

Cartão de metas de 6 meses com rótulos e uma lista de verificação de atividade relacionada
Objetivos de 5 anos
O mesmo processo acima. Vá GRANDE aqui. Vá tudo para fora. Nada que você queira realizar é grande demais para listar em sua seção de metas de cinco anos.

Experimente, mesmo se você não estiver confortável com isso. Você sempre pode alterar esses cartões se decidir seguir outros objetivos.

Está cinco meses longe demais no futuro para o seu negócio? Altere o nome da lista para metas de dois ou três anos. Ou talvez você seja legal com metas de seis meses e um ano. A beleza do Trello é a flexibilidade.

Agora que você tem seus objetivos de dois, três ou cinco anos, reveja suas metas de um ano e de seis meses. Quais são alguns dos itens que você pode adicionar a esses cartões para levá-lo aos seus objetivos de cinco anos?

Eu sugiro reservar tempo pelo menos mensalmente para revisitar seus objetivos e avaliar como eles o levarão para onde você quer estar no futuro.

Você chegou ao fim! Espero que este post tenha entusiasmado algumas das possibilidades que o Trello pode abrir para você na organização de seus projetos ou negócios.

Se você usar o Trello, adoraria saber disso. Estou sempre aberto para aprender novas maneiras de usar ferramentas on-line. Deixe-me uma resposta abaixo com sua melhor dica do Trello.